sexta-feira, 20 de maio de 2011

Lidar com a morte, com a partida


Lidar com a morte , com a partida...
Existem situações inusitadas que aparentemente apresentam um certo ar de tranquilidade em que na verdade não é bem assim. Lido com pessoas especiais, mais especificamente com deficiência intelectual. Um choro, uma distância, uma música, quietude e vergonha de dizer o que está sentindo, no fim um desabafo. Foi assim com um dos meus alunos. Me surpreendo a cada dia ou melhor a cada instante com eles. Julgar a capacidade de entendimento e sentimento de situações e fatos é bobagem, pois percebi que não temos a noção do quanto eles percebem a vida e qual tamanha é a sua leitura de mundo. Esse aluno diante de mim falou com tanta sinceridade e pureza da dor que estava sentindo, enfrentando a ausência, a perda de uma pessoa querida(avó).Ali me dei conta como pensava pequeno,pois achar que perder um familiar a praticamente dez anos para uma pessoa com estas particularidades não causaria tanta saudade e dor.
-"VOCÊ NÃO VAI SOFRER NESSA VIDA,EU SEMPRE ESTAREI OLHANDO POR VOCÊ!" Esta frase dita pela sua avó o marcou, chorando copiosamente e sem saber explicar claramente através das palavras, soube fazer entender a ausência de estrutura familiar que esta perda trouxe, o desalinho e desarranjo que a vida deixou....

Nenhum comentário:

Postar um comentário